segunda-feira, 7 de abril de 2008

Quinzena das Vocações



Quinzena Vocacional NOTA PASTORAL de D. António

As Vocações ao Serviço da Igreja-Missão

É o tema de reflexão que o Papa propõe para O Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano ocorre no próximo dia 13 de Abril. Centrando-se neste Domingo do Bom Pastor, a Diocese costuma promover a Quinzena Vocacional, abrangendo as duas semanas de 6 a 20 de Abril. Como momento reflexão e de oração pelas vocações consagradas na Igreja. Tendo presentes todas as vocações de especial consagração. Seja as do leigo consagrado e da vida religiosa, como as do ministério instituído e ordenado.

1. A vocação do leigo consagrado no mundo não é muito conhecida e divulgada. Mas também existe entre nós. Pensemos, a título de exemplo, nas Auxiliares do Apostolado e no Movimento Focolarino, que recentemente foi notícia, devido à morte da Fundadora, Chiara Lubich. Dão um contributo singular para a evangelização, porque os seus membros exprimem de forma eminente a vocação secular da Igreja: estar no mundo, sem ser do mundo.Depois, temos os religiosos/as, que desde sempre constituem uma presença significativa na Diocese, pelo testemunho de vida evangélica e pelo serviço de qualidade, que prestam em variados sectores da sociedade.
Além de várias tarefas exercidas por leigos nas comunidades, há o Ministério Instituído dos Leitores e Acólitos. E já começaram a ser ordenados os primeiros Diáconos Permanentes. É um ministério, que merece reflexão e aprofundamento entre nós. A sua restauração, na Igreja latina, não se deve propriamente à escassez do clero. Esse facto inegável constituiu a oportunidade de redescobrir todas as potencialidades do Sacramento da Ordem. O Diaconado é um dos três graus do Sacramento da Ordem, com funções próprias. O seu exercício, além do precioso contributo para a acção pastoral, poderá contribuir para clarificar a missão específica do Padre, que tantas vezes cumpre tarefas, mais diaconais do que presbiterais.

2. Naturalmente, nesta Quinzena Vocacional, a Diocese preocupa-se sobremaneira com as vocações sacerdotais, tendo em conta as necessidades pastorais, não só da nossa Igreja Particular, mas também da Igreja Universal. Para 172 Paróquias, temos 154 Padres (dos quais 7 são Religiosos). Os seminaristas são 18, dos quais 5 serão instituídos no Ministério dos Acólitos, no próximo 20 de Abril. Neste ano pastoral, não há ordenações sacerdotais. É a primeira vez que acontece, nos últimos dez anos. De 1997 a 2007, tive a graça de ordenar 37 novos sacerdotes.
Saibamos, pois, agradecer a Deus, oferecendo o nosso empenho de colaboração com a Sua graça e não desfalecendo na oração insistente e confiante. Foi a recomendação de Jesus:A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe (Mt 9, 37-38).Façamos acompanhar as iniciativas de animação vocacional e a oração com a ajuda material. O ofertório das Missas do fim-de-semana de 12-13 Abril destina-se ao nosso Seminário. Devido à proximidade da Semana dos Seminários, em Novembro, com a Semana da Diocese, julgou-se mais oportuno deslocar este ofertório para a Quinzena Vocacional. É uma ajuda necessária, nesta conjuntura financeira da Diocese, que tem o maior investimento anual, precisamente na formação das vocações sacerdotais.Que a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, faça frutificar o nosso empenho e oração pelas vocações!


+ António, Bispo de Angra

Escala do mês de Abril




Escala de Acólitos
30 Mar, 2º Domingo da Páscoa, 8h30
Leonel; João Silva


11h30
Arsénio, Hugo, Lino, João Chaves

31 Mar, 2ª feira, 19h
Alexandre, Lino Medeiros

1 Abril, 3ª feira, 19h
Débora, Dulce

2 Abril, 4ª feira, 19h
Arsénio, Miguel Costa

3 Abril, quinta-feira, 19h
Leonel, Rui Cabral

4 Abril, sexta-feira, 19h
Hugo, João Chaves

5 Abril, Sábado, 19h
João Silva, João Ferreira, Daniel Barrão

6 Abril, 3º Domingo da Páscoa
8h30
Nuno, André, Benedito, Leandro Sabino
11h30
Cristiano, Filipe, Daniel, Miguel

7 Abril, segunda-feira, 19h
Alexandre, Lino Medeiros

8 Abril, terça-feira, 19h
Débora, Dulce

9 Abril, quarta-feira, 19h
Arsénio, Miguel Costa

10 Abril, quinta-feira, 19h
Leonel, Rui Cabral

11 Abril, sexta-feira, 19h
Hugo, João Chaves

12 Abril, Sábado, 19h
João Silva, João Ferreira, Daniel Barrão

13 Abril, 4º Domingo da Páscoa
8h30
Nelson, Alexandre, Leandro Sabino, João Silva,
11h30
Leonel, Arsénio, Rui Cabral,
João Ferreira

14 Abril, segunda-feira, 19h
Alexandre, Lino Medeiros

15 Abril, terça-feira, 19h
Débora, Dulce

16 Abril, quarta-feira, 19h
Arsénio, Miguel Costa

17 Abril, quinta-feira, 19h
Leonel, Rui Cabral

18 Abril, sexta-feira, 19h
Hugo, João Chaves

19 Abril, Sábado
João Silva, João Ferreira, Daniel Barrão

20 Abril, 5º Domingo da Páscoa
8h30
Nuno, André, Cristiano, Leandro Sabino
11h30
Débora, Dulce, Lino, João Chaves

21 Abril, segunda-feira, 19h
Alexandre, Lino Medeiros

22 Abril, terça-feira, 19h
Débora, Dulce

23 Abril, quarta-feira, 19h
Arsénio, Miguel Costa

24 Abril, quinta-feira, 19h
Leonel, Rui Cabral

25 Abril, sexta-feira, 19h
Hugo, João Chaves

26 Abril Sábado. Não haverá Eucaristia. Procissão de mudança do Senhor Santo Cristo.

27 Abril, 6º Domingo da Páscoa
8h30
Leonel; Hugo,João Silva, Leandro Sabino
11h30
Benedito, Nelson, Daniel, Miguel

28 Abril, segunda-feira, 19h
Alexandre, Lino Medeiros

29 Abril, terça-feira, 19h
Débora, Dulce

30 Abril, quarta-feira, 19h
Arsénio, Miguel Costa

Quinzena das Vocações



Tu me chamaste, Senhor neste momento da história, para continuar a tarefa de anunciar o Reino inaugurado por Teu Filho, Jesus.
Com os profetas, quero gritar: Olha Senhor, que sou ainda muito jovem, não sei falar em público.
Com Maria quero rezar: Aqui estou. Faça-se em mim segundo a Tua palavra.
Tu Senhor, conheces toda a minha vida , as minhas dúvidas e contradições, as minhas hesitações e a minha confiança em Ti.
Não tenho pretensões. Quero apenas que a minha vida esteja à disposição do Evangelho para que o Teu nome seja conhecido e louvado por todos.
Senhor, põe calor nas minhas palavras coerência na minha vida para que os meus gestos e palavras possam interpelar quem procura, aquecer os corações dos desanimados, animar os passos dos que vacilam, devolver vida à comunidade.
Que a força do Espírito ma acompanhe sempre e me inspire o que é justo e oportuno para entregar a Tua Mensagem àqueles que confias aos meus cuidados.
Mantém-me em atitude de escuta e de diálogo conTigo para que Tu sejas sempre a fonte primeira da minha sabedoria e experiência de fé.
Amen.
















Para resumir em uma só palavra o nosso retiro foi: Emocionante. Acho que ao fazermos este retiro Deus agiu profundamente na vida de todos os jovens que participaram neste retiro.
Saímos de nossas casas e despedimo-nos da nossa padroeira e depois fizemos a nossa viagem para o nosso destino. Ao chegarmos lá, nós acólitos mais velhos sabíamos que Deus ia fazer algo muito lindo nas nossas vidas para podermos aceitar os jovens mais novos, e assim foi.
À medida que avançávamos nos trabalhos, fomo-nos encontrando connosco próprios e com Deus. Os trabalhos foram maravilhosos; ao fazermos estes trabalhos Deus ia- nos mostrando o valor que cada um de nós tem para com Ele e para com a igreja, para assim os podermos servir bem.
No lava-mãos houve uma reconciliação entre nós. Diferenças foram esquecidas e a convivência de uns com os outros foi aparecendo de novo, porque Deus queria que nós fossemos um grupo unido.
No fim do nosso encontro, ficou uma coisa marcada em cada um de nós, é que a convivência entre nós faz com que o nosso grupo de acólitos seja um grupo unido e alegre para que possamos estar firmes na fé e na caminhada, vivendo aquilo que Deus e a Igreja quer que façamos, para assim os podermos servir de uma forma alegre e unida.
Nós, Acólitos de Nossa Senhora da Conceição, vimos dizer ao nosso pároco e aos nossos representantes de grupo um muito obrigado pelo trabalho e esforço que fizeram para connosco, para assim podermos ser o grupo que vemos hoje em dia, um grupo unido e com muita alegria. O nosso muito obrigado.




Hugo Gil Almeida Ferreira

Retiro da Semana Santa


No passado dia 16 de Março, um domingo à noite, partimos para a Salga, acompanhados pelo senhor Padre Marco Sérgio, para um Retiro de Acólitos que duraria até à terça-feira seguinte.
Éramos dezassete. Brincámos, cantámos, rezámos, descansámos, trabalhámos, sempre acompanhados de muita alegria.
Enquanto fazíamos os trabalhos de grupo, sentia-me feliz porque, para além de estarmos todos juntos, sabia que aqueles trabalhos me ajudariam a servir a Deus na Missa. Nunca senti que estivesse a fazer um sacrifício, pois havia sempre boa disposição e divertíamo-nos muito.
Gostei de aprender o nome dos objectos que o Senhor Padre usa e de saber como me devo comportar na missa enquanto desempenho a minha função de acólito.
De todas as músicas que cantámos, houve uma que me despertou mais interesse – “Deus de Amor” –, pois acho que a letra é especial…
Também foi muito importante conhecer os outros acólitos e conviver com eles, tanto os que agora começaram, como eu, como os “mais velhos”, para quem gostaria de deixar o meu obrigado pela forma como nos trataram: foram sempre muito bondosos, meigos, como se fossem os nossos protectores.
Em suma, o retiro foi uma excelente ideia para nos conhecermos melhor, fazermos novas amizades, estarmos todos juntos, tornarmo-nos bons acólitos e, sobretudo, boas pessoas.


João Vítor Meireles Chaves