segunda-feira, 7 de abril de 2008

Quinzena das Vocações



Quinzena Vocacional NOTA PASTORAL de D. António

As Vocações ao Serviço da Igreja-Missão

É o tema de reflexão que o Papa propõe para O Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano ocorre no próximo dia 13 de Abril. Centrando-se neste Domingo do Bom Pastor, a Diocese costuma promover a Quinzena Vocacional, abrangendo as duas semanas de 6 a 20 de Abril. Como momento reflexão e de oração pelas vocações consagradas na Igreja. Tendo presentes todas as vocações de especial consagração. Seja as do leigo consagrado e da vida religiosa, como as do ministério instituído e ordenado.

1. A vocação do leigo consagrado no mundo não é muito conhecida e divulgada. Mas também existe entre nós. Pensemos, a título de exemplo, nas Auxiliares do Apostolado e no Movimento Focolarino, que recentemente foi notícia, devido à morte da Fundadora, Chiara Lubich. Dão um contributo singular para a evangelização, porque os seus membros exprimem de forma eminente a vocação secular da Igreja: estar no mundo, sem ser do mundo.Depois, temos os religiosos/as, que desde sempre constituem uma presença significativa na Diocese, pelo testemunho de vida evangélica e pelo serviço de qualidade, que prestam em variados sectores da sociedade.
Além de várias tarefas exercidas por leigos nas comunidades, há o Ministério Instituído dos Leitores e Acólitos. E já começaram a ser ordenados os primeiros Diáconos Permanentes. É um ministério, que merece reflexão e aprofundamento entre nós. A sua restauração, na Igreja latina, não se deve propriamente à escassez do clero. Esse facto inegável constituiu a oportunidade de redescobrir todas as potencialidades do Sacramento da Ordem. O Diaconado é um dos três graus do Sacramento da Ordem, com funções próprias. O seu exercício, além do precioso contributo para a acção pastoral, poderá contribuir para clarificar a missão específica do Padre, que tantas vezes cumpre tarefas, mais diaconais do que presbiterais.

2. Naturalmente, nesta Quinzena Vocacional, a Diocese preocupa-se sobremaneira com as vocações sacerdotais, tendo em conta as necessidades pastorais, não só da nossa Igreja Particular, mas também da Igreja Universal. Para 172 Paróquias, temos 154 Padres (dos quais 7 são Religiosos). Os seminaristas são 18, dos quais 5 serão instituídos no Ministério dos Acólitos, no próximo 20 de Abril. Neste ano pastoral, não há ordenações sacerdotais. É a primeira vez que acontece, nos últimos dez anos. De 1997 a 2007, tive a graça de ordenar 37 novos sacerdotes.
Saibamos, pois, agradecer a Deus, oferecendo o nosso empenho de colaboração com a Sua graça e não desfalecendo na oração insistente e confiante. Foi a recomendação de Jesus:A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe (Mt 9, 37-38).Façamos acompanhar as iniciativas de animação vocacional e a oração com a ajuda material. O ofertório das Missas do fim-de-semana de 12-13 Abril destina-se ao nosso Seminário. Devido à proximidade da Semana dos Seminários, em Novembro, com a Semana da Diocese, julgou-se mais oportuno deslocar este ofertório para a Quinzena Vocacional. É uma ajuda necessária, nesta conjuntura financeira da Diocese, que tem o maior investimento anual, precisamente na formação das vocações sacerdotais.Que a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, faça frutificar o nosso empenho e oração pelas vocações!


+ António, Bispo de Angra

1 comentário:

Anónimo disse...

não tenho palavras para descrever isso...apenas digo que represento uma grande equipa de acólitos e espero que unca se desfaça...bons amigos,boas pessoas tudo o que pode existir está aí...
ABRAÇO para todos...